Música

Aulas de flauta doce e violão em BH

Marcelo Sotomayor é educador, compositor e professor de música licenciado pela UEMG. Ministra aulas de flauta doce e violão em BH

Entre os projetos que já participou e realizou estão “Descobrindo The Beatles” e “Let’s Sing Brazil”, ambos no próprio Colégio Neusa Rocha, e “24 Canções para Flauta Doce”.

Além de lecionar, Marcelo também se dedica à pesquisa da música educativa de outros países.

Flauta doce da América Latina

“Eu descobri a flauta quando era um menino, ouvindo os músicos andinos tocarem pelas ruas de Lima, no Peru.” M.S.

flauta doce é o instrumento mais popular da vasta família das flautas.

Ainda que seja pouco explorada no Brasil em relação a outros países da América e do mundo, a flauta doce comprovadamente tem um papel singular no processo de educação e formação musical do estudante.

O repertório para esse instrumento é muito rico e extenso quando consideramos sua tradição e história, além de ser um instrumento que se adapta facilmente às músicas de diferentes lugares e culturas.

Desde uma melodia folclórica brasileira à música ocidental de modo geral, seja ela clássica ou popular, passando pela tradicional cultura da Cordilheira dos Andes até a música oriental; tudo isso podemos explorar em aulas de flauta doce na escola.

Autor do projeto “24 Canções para Flauta Doce”, e estudioso da música Andina, o professor Marcelo te convida a conhecer a flauta doce e com ela aprender muitas músicas novas, e lembrar outras, velhas conhecidas...

Violão clássico e popular 

violão é o instrumento que o brasileiro mais gosta, é aquele que todo mundo quer ter em casa e se possível tocar, é claro!

Por ser um instrumento de uma dificuldade técnica maior, é importante a escolha da didática correta e do instrumento correto para um bom início de estudo. Para as crianças menores um violão menor facilita muito o aprendizado.

A origem do violão remete à Espanha, onde a tradição do instrumento é notável. Grandes expoentes do violão são espanhóis, como o violonista flamenco Paco de Lucia, e o ícone “de la guitarra clássica”, Andrés Segovia.

No Brasil, o compositor Heitor Villa-Lobos é o maior representante da música e do violão brasileiro. Para o instrumento que ele costumava tocar pelas ruas do Rio de Janeiro do século passado, ele compôs uma série de 12 Estudos para Violão e a Suite Popular Brasileira, coleções essas mundialmente conhecidas e que estão entre as principais obras já compostas para o instrumento.

Com as aulas de violão podemos aprender a tocar variados estilos musicais, conhecer e explorar o harmonioso som que esse instrumento pode oferecer.

HORÁRIO

Local: Sala de Música – Casa Nova

2.ª a 6.ª FEIRA
18:00 às 19:00 

3.ª, 5.ª e 6.ª FEIRA
12:10 às 13:10

Marcelo Sotomayor
Telefone: (31) 97527.7447 - Whatsapp

*Maiores informações referentes aos cursos são obtidas diretamente com os Professores

Rouxinol / Neusa Rocha está presente na PampulhaPatrimônio Cultural da HumanidadeConheça a Pampulha!!!

(31)3441-0212

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Alameda das Falcatas, 1132 | Alameda do Ipê Branco, 1197/1217 | São Luiz - Pampulha
®️ Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por TR4info