Capoeira
Capoeira em BH
A Escola de Capoeira Asa Branca (ECAB), em parceria com o Rouxinol Neusa Rocha, oferece o Curso Livre de Capoeira para os alunos do Colégio. O Mestre Asa Branca iniciou a parceria em 2003 e hoje, sob sua orientação, está à frente desse trabalho uma ex-aluna do Neusa Rocha.
A Capoeira, reconhecida como patrimônio imaterial da cultura brasileira pelo IPHAN em 2008 e como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO em 2014, preserva e mantém as tradições, com sua musicalidade, ritmos de jogos, princípios e heranças afro-brasileiras. A Capoeira proporciona um desenvolvimento integral do ser humano. Ela potencializa as capacidades físicas e intelectuais, além de promover princípios para a convivência, o cuidado e o respeito.
Conheça a educadora Biriba
Sarah / Biriba
Meu nome é Sarah e na Capoeira meu apelido é Biriba. Sou formada em Ciências Biológicas (bacharela e licenciada) pela UFMG. Desde 2014 dou aula no Curso Livre de Capoeira do Rouxinol Neusa Rocha, mas essa história começou há muito tempo!
Em 2003, eu era aluna da 4.ª série - atual 5.º ano – no Colégio Neusa Rocha e fui incentivada pelos meus pais e pelos professores (Muito obrigada, pessoal!) a frequentar as aulas do Curso Livre de Capoeira. A criança curiosa que queria saber fazer “estrelinha” aprendeu, aos poucos, a grandeza do mundo da Capoeira. Além dos movimentos, essa manifestação cultural brasileira envolve jogo, músicas, princípios, ritmos, tradições e uma história que é nossa!
Continuo minha formação sob a orientação do Mestre Asa Branca dentro do Método de Ensino da Capoeira Regional. Criada por Mestre Bimba, Manoel dos Reis Machado, a "Regional" é atualmente preservada e desenvolvida por seu filho, Mestre Nenel, Manoel Nascimento Machado, referência do nosso trabalho.
Nesse percurso, conhecemos e aprendemos com a família do Mestre Bimba e seus aprendizes, encontrando-os em diversas oportunidades. Foram marcantes os encontros da Turma de Bimba em BH (2010 e 2013), quando eles vieram ao Colégio Neusa Rocha para partilhar experiências e saberes. Dessa forma, de mãos em mãos, a nossa cultura é preservada e perpetuada. É um grande prazer continuar essa trajetória no Rouxinol Neusa Rocha.
Contato: Sarah (Biriba) 99327-4884
História da capoeira
A história da capoeira começa no período da escravização do negro africano no Brasil e resiste até hoje enquanto manifestação cultural, daí a importância de se conhecer melhor o papel da capoeira na escola. Os alunos, além de aprenderem sobre cultura em sala de aula, podem experimentá-la na prática.
Ao longo dos anos, diversas pessoas contribuíram para a manutenção da capoeira, dentre elas, Mestre Bimba, que exerceu papel fundamental. Nascido em 1899, Salvador-BA, Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, aprendeu capoeira quando criança e, na década de 20, desenvolveu seu próprio sistema de ensino, criando uma metodologia através de elementos da capoeira que praticava com o batuque, uma luta de origem africana que foi reprimida até o seu desaparecimento, no qual seu pai foi campeão baiano.
Conhecida como Luta Regional Baiana ou Capoeira Regional, foi a partir dessa metodologia que Mestre Bimba conseguiu registrar, em 1937, seu Centro de Cultura Física Regional, dando início ao processo de descriminalização da capoeira (BRASIL, 2007 p. 40). Mais tarde, em 1953, apresentou-se para o Presidente da República Getúlio Vargas, em Salvador, e para o Governador do estado, Juracy Magalhães. (DORIA, 2011, p. 70).
Mestre Bimba viveu até 5 de fevereiro de 1974, seu trabalho foi reconhecido e homenageado pela Universidade Federal da Bahia em 1996, quando recebeu o título de Doutor Honoris Causa (post-mortem). Seu filho, Manoel Nascimento Machado, o Mestre Nenel, nascido em 1960, é hoje referência mundial e guardião da Capoeira Regional, dando continuidade ao seu legado cultural através da prática e do ensino dos princípios, tradição e metodologia.
Mestre Nenel é a inspiração e a referência para a existência da Escola de Capoeira Asa Branca. A Capoeira Regional é aprendida nas aulas, na roda e no cotidiano. Como parte desse universo cultural, também são vivenciados o maculelê, a puxada de rede e o samba de roda.
ECAB nas redes sociais:
HORÁRIOS
Local: Pátio da Casa Nova
HORÁRIOS
3.ª e 5.ª FEIRA - 12:00 às 13:00
Educadora Biriba – (31) 99327-4884
*Maiores informações referentes aos cursos são obtidas diretamente com os Professores